fbpx
Lentes de Contato Dental

Tudo sobre lentes de contato dental: O que são, história, aplicações, preço, procedimento

By setembro 24th, 2020No Comments
Elevare - Lentes de Contato Dental

O que são lentes de contato dental?

Separamos neste artigo as principais dúvidas sobre as lentes de contato dental. Aqui você vai encontrar:

Em uma forma simples e clara de explicar:
Lente de contato dental consiste em um laminado extrafino que é colado sobre a superfície externa dos dentes.

Está simples definição foi o suficiente para você?

Não! Então irei lhe dar uma explicação um pouco mais complexa:
As lentes de contato dental são lâminas finas de porcelana que são cimentadas aos dentes. São indicadas para pacientes que têm algum tipo de alteração de forma, cor, tamanho e/ou alinhamento dentais que possam desagradar esteticamente a harmonia do sorriso. Elas podem ser colocadas em um ou vários dentes.

Quem pode usar as lentes de contato dental?

As lentes de contato dental podem ser indicadas para uso de diversos pacientes, para pequenas correções estéticas, forma, cor, tamanho e/ou pequenos alinhamento dentais.

E como é feito este tratamento?

O tratamento se inicia com um minucioso estudo e planejamento do caso. O paciente realiza exames radiográficos prévios, fotografias iniciais do rosto, do sorriso, dos dentes, moldagens e/ou escaneamentos intra orais para confecção de modelos onde serão feitos os projetos iniciais.

Será que vou gostar do resultado?

Em alguns casos, o paciente pode ter uma prévia de como ficará o sorriso após a colocação da lente de contato dental por meio da aplicação de uma resina bisacrílica sobre os dentes naturais, sem que nenhum desgaste seja necessário.

Desgaste? Como assim?

Há um desgaste sim, porém é mínimo.
Após paciente e odontologista chegarem a um consenso sobre a cor, formato e posição das lentes, é necessário preparar os dentes originais para recebê-las.
Para isso, “a superfície do dente recebe pequenas alterações por meio de desgastes.

E você sabe como que é fixado essas lentes nos dentes?

Não? Então vou te explicar:

A última fase consiste na colocação das lentes de contato dental, já prontas, por meio de uma espécie de adesivo líquido, procedimento conhecido como cimentação.
Nesta etapa, é essencial que detalhes de encaixe e tamanho sejam milimetricamente adequados pelo profissional.

Leia também: LENTES DE CONTATO DENTAL: ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE FACETAS DE RESINA COMPOSTA E FACETAS DE PORCELANA.

É necessário anestesia para fazer o procedimento?

Se for necessário um desgaste dentário tão abrangente que alcance a dentina, é preciso anestesiar o paciente para evitar incômodos. Caso contrário, não é necessária anestesia.

O procedimento tem risco?

Se for feito por um profissional capacitado, o procedimento não apresenta grandes riscos.

Há, mas deve demorar muito tempo para concluir este tratamento?

Ai que você se engana!
O tempo entre a consulta de preparos e a de cimentação das lentes é de normalmente uma semana. Após a cimentação é realizada uma nova sessão de ajustes e fotografias finais. Em média, o prazo entre a consulta inicial e a finalização das colocações das lentes , com aprovação total do paciente, fica em torno de 01 mês.

Em poucas palavras, em torno de 1 mês estará com seu sorriso impecável!

Posso retirar as lentes depois?

Não, o tratamento é definitivo. Uma vez colocado, só pode ser substituído, mas não removido totalmente, visto que o dente original permanecerá desgastado.

Após a colocação quais são as recomendações?

As recomendações são as mesmas, escovar os dentes ao menos 3 vezes por dia, passar fio dental ao menos duas vezes ao dia, ir ao dentista regularmente, entre outras mais que já estamos cansados de saber.

Outra dica super importante é que para a colocação das lentes é necessário estar com a saúde bucal em dia!

E quanto a durabilidade das lentes de contato dental?

Tem uma média de 15 anos, a duração das lentes de contato dental, porém existem situações em que tal tempo é muito maior. Ainda que as lentes tenham menor dimensão – finas – elas acabam se tornando extremamente resistentes.

Leia também: LENTES DE CONTATO DENTAL: É POSSÍVEL REPARÁ-LAS OU REMOVÊ-LAS DEPOIS DE APLICADAS?

Podem ocorrer manchas nas lentes?

Lentes de contato dental não costumam manchar por qualquer coisa, contudo, é importante lembrar que na parte inferior a elas encontram-se os dentes e, para que se mantenham em um estado excelente, é fundamental que se evite determinados alimentos caracterizados pela acidez, assim como manter a limpeza bucal assídua.
Desse modo, é possível aproveitar um sorriso bonito e branco por muito mais tempo.

Tem como clarear as lentes de contato dental?

Por se tratar de lâminas finas de porcelana que já são confeccionadas na cor desejada, não é possível clareá-las.

Quanto custa para colocar as lentes?

O ideal antes de falarmos em valores é passar por uma avalição, pois cada caso deve ser avaliado pelo profissional. Afinal de contas o seu sorriso é único.

Antes de concluir, é importante sabermos como surgiu as lentes de contato, então vamos a um breve resumo da história.

Qual a história das lentes de contato dental?

As facetas, destinadas a recobrir os dentes para melhorar sua estética e função, foram inventadas pelo dentista californiano Charles Pincus, em 1928, mas elas serviam para serem usadas em filmagens cinematográficas para a mudança temporária de aparência dos atores. Contudo, como na época não existia o domínio das técnicas de cimentação adesiva, desta forma, os procedimentos eram de pouca durabilidade.
Em tempos modernos, as cerâmicas reúnem propriedades fundamentais que as fazem uma boa alternativa de material restaurador quando bem indicada, tais como: resistência à compressão, condutibilidade térmica semelhança aos tecidos dentais, radiopacidade, integridade marginal, estabilidade de cor, biomimetismo, além de menor retenção do biofilme bacteriano.
O aprimoramento desses materiais é constante objetivando conseguir reunir os requisitos ópticos, biológicos, mecânicos e funcionais favorecendo e ampliando as suas indicações clínicas.

A evolução dos materiais utilizados nas lentes de contato dental

A princípio as cerâmicas feldspáticas foram as primeiras a serem confeccionadas em alta fusão e apresentam-se basicamente como um vidro, composta por feldspato de potássio e pequenas adições de quartzo. Elas oferecem uma ótima estética. Porém, a baixa resistência reduziu a sua indicação somente para coroas unitárias anteriores em locais de pouca força oclusal.

Com o passar do tempo foi feita a adição de leucita e dissilicato de lítio à composição das cerâmicas feldspáticas houve uma melhora significativa das características mecânicas sem, no entanto, comprometer as qualidades ópticas do material.

Nas cerâmicas que foram reforçadas com óxido de alumina, apesar da resistência em comparação às cerâmicas convencionais, notou-se perda das características estéticas por conter em sua composição 50% de óxido de alumina, promovendo diminuição da translucidez.

Devido aos desgastes minimamente invasivos, cada vez mais comum na Odontologia, houve a possibilidade de utilização de peças cerâmicas em espessuras mínimas e bastante delicadas, através das lentes de contato dentárias. Partindo deste princípio, as cerâmicas mais indicadas para a confecção dos laminados do tipo “Lentes de Contato” são as reforçadas com Dissilicato de Lítio por apresentarem excelentes propriedades ópticas, alta translucidez, permitindo ótima interação de luz entre a restauração e o preparo dentário aliadas a resistência à flexão.

Diante do que foi exposto, a escolha da melhor cerâmica depende de qual material é mais indicado para cada caso clínico, levando em consideração a necessidade estética, expectativa do paciente e o nível de resistência exigido pela área a ser trabalhada.

Leia também: LENTES DE CONTATO DENTAL: ENTENDA COMO FUNCIONAM, COMO SÃO FEITAS E APLICADAS.

Fotos sobre lentes de contato dental

Tudo sobre as lentes de contato dentalTudo sobre as lentes de contato dental

Tudo sobre as lentes de contato dentalTudo sobre as lentes de contato dental

Tudo sobre as lentes de contato dentalTudo sobre as lentes de contato dentalTudo sobre as lentes de contato dental

Tudo sobre as lentes de contato dentalTudo sobre as lentes de contato dentalComo são feitas as lentes de contato dental da Elevare

Lente de contato dental da ElevareLente de contato dental de resina e porcelana da ElevareElevare - Lentes de Contato Dental

Elevare - Lentes de Contato DentalPlástica Gengival e Gengivoplastia - ElevareClareamento Dental - Elevare

Lentes de contato dentalLentes de contato dentalLentes de contato dentalLentes de contato dentalLentes de contato dentalLentes de contato dentalLentes de contato dentalLentes de contato dentalLentes de contato dental

Vídeos sobre lentes de contato dental

 

https://youtube.com/watch?v=vtKUF7daMqg%26%3Frel%3D0

 

Fontes:

Ativo Saúde
Sorridents
Wikipedia

Venha realizar uma consulta/avaliação conosco, contamos com uma excelente profissional a Dra. Pâmela Mello Mestre e Doutora em Reabilitação Oral na USP.

TELEFONES:

11 4323-2001
11 93339-9169
11 97192-3246

ENDEREÇO:

R. Iguatemi, 192
Cj 13 – 1º Andar – Itaim Bibi
São Paulo – SP

Copyright © 2020 - ELEVARE Odontologia Estética