É a especialidade da Odontologia que trata as lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente.

A Endodontia é responsável por todo o sistema de canais radiculares e outros procedimentos que envolvam a polpa dentária, atuando no diagnóstico e tratamento e, consequentemente, promovendo o alívio das dores orais.

Como é feito?

A Endodontia é popularmente chamada de tratamento de canal e consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna, o canal do dente, podendo estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto).

Após este tecido ser removido e o canal desinfectado, o endodontista preenche e veda o canal com um material obturador específico.

A limpeza e a desinfecção do sistema de canais radiculares são requisitos fundamentais do tratamento endodôntico. Isso é feito para se obter a sanificação ideal e promover condições para que os demais tecidos retornem ao seu estado natural.

ELIMINA AS DORES
Além de aliviar as dores, muitas vezes, intensas, o tratamento endodôntico visa manter o dente na cavidade bucal.

EVITA A EXTRAÇÃO DO DENTE
A extração de um elemento dentário pode gerar uma série de alterações na cavidade bucal e nos outros dentes e isso implica em futuras complicações.

RESTAURAÇÃO DURADOURA
O dente tratado e restaurado pode durar por muitos anos se receberem os cuidados adequados com uma boa higiene bucal e avaliações regulares.