fbpx
Invisalign

Tudo sobre o Invisalign: O que é, história, aplicações, preço, procedimento

By janeiro 20th, 2021No Comments
Aparelhos de Invisalign

O que é o Invisalign?

Separamos neste artigo as principais dúvidas sobre o Invisalign. Aqui você vai encontrar:

Em uma forma simples de explicar, Invisalign são aparelhos alinhadores ortodônticos transparentes. Está simples definição foi o suficiente para você?
Não! Então irei lhe dar uma explicação um pouco mais complexa:
Invisalign é um alinhador dentário alternativo aos aparelhos ortodônticos tradicionais que permite alinhar os dentes de maneira muito mais discreta e rápida. Sem utilizar bráquetes nem fios metálicos.

Como são os aparelhos alinhadores do Invisalign?

Os alinhadores consistem em um jogo de moldeiras removíveis e praticamente invisíveis.

E como é iniciado esse tratamento do Invisalign?

Essas moldeiras são produzidas depois de uma análise minuciosa da estrutura dentária do paciente, incluindo um mapeamento digital que indica as etapas a serem seguidas no tratamento. Dessa forma, todos os procedimentos são baseados em uma tecnologia de ponta para oferecer resultados mais rápidos e precisos.

Para qual situação o Invisalign é indicado?

O Invisalign é indicado para tratar desde os casos mais simples até os mais complexos, incluindo problemas ortodônticos como sobremordida, prognatismo, mordida cruzada, diastemas, mordida aberta, dentes apinhados e outros tipos de desalinhamentos.
Porém, dentes demasiadamente tortos, com grande má oclusão (mal posicionamento de dentes e da arcada como um todo), não podem ser tratados com este aparelho estético.
Isso ocorre porque os objetivos do tratamento talvez não sejam alcançados. Nesses casos, o uso do aparelho estético fixo é mais indicado.

Como funciona o tratamento com os aparelhos alinhadores do Invisalign?

O tratamento Invisalign consiste no uso de uma sequência de moldeiras personalizadas (alinhadores) produzidas com um material transparente e confortável, que passa praticamente despercebido – muito diferente de um aparelho tradicional.

Leia também: TUDO SOBRE LENTES DE CONTATO DENTAL: O QUE SÃO, HISTÓRIA, APLICAÇÕES, PREÇO, PROCEDIMENTO

Quanto tempo preciso usar os alinhadores do Invisalign?

Se for necessário um desgaste dentário tão abrangente que alcance a dentina, é preciso anestesiar o paciente para evitar incômodos. Caso contrário, não é necessária anestesia.

Quando os alinhadores Invisalign são trocados?

Vai depender do diagnóstico de cada paciente entre as seções programadas, porém, normalmente acontece entre 5 a 10 dias. Mas não se preocupe, que você não irá precisar vir a Clínica efetuar a troca a cada 5 ou 10 dias, as seções programadas acontecem de 3 em 3 meses.

Qual o tempo de tratamento do Invisalign?

O tempo de tratamento é calculado de acordo com seu diagnóstico, porém já adianto que o Invisalign é 2 vezes mais rápido que o aparelho ortodôntico convencional.

Como os alinhadores do Invisalign funcionam?

De posse do plano digital elaborado com auxílio do software, passe-se então à etapa de confecção das moldeiras. Elas são produzidas por meio de uma impressão de alta tecnologia que utiliza o SmartTrack, um material transparente e suave que se adapta facilmente à sua boca – diferente do plástico comum utilizado em outros tipos de alinhadores. Como a linha gengival de cada pessoa é diferente, os alinhadores são cortados de forma individual. Isso faz com que eles ofereçam muito mais conforto ao paciente e tenham uma aparência super discreta.

Como os dentes se movimentam com os alinhadores do Invisalign?

Esses alinhadores transparentes são desenhados para movimentar os dentes de forma gradativa até a posição final desejada.
Cada alinhador é produzido e precisamente calibrado para adaptar-se ao redor dos dentes em cada etapa do tratamento ortodôntico.
O aparelho Invisalign deve ser removido para a alimentação e escovação.
À medida que o alinhador é usado, os dentes se movimentam para a posição seguinte, dessa forma, a troca gradativa de alinhadores gera os movimentos esperados até a correção desejada do sorriso.

Leia também: Tudo sobre harmonização facial

 

É preciso complementar a utilização dos alinhadores do Invisalign?

Além das moldeiras, o sistema Invisalign conta com os recursos SmartForce, pequenas pecinhas da mesma cor do esmalte dentário que são anexadas aos dentes antes ou durante o tratamento. Essas pecinhas conhecidas como attachments, oferecem um “ponto de apoio” para que os alinhadores se firmem, permitindo que eles façam o trabalho de tracionamento dos dentes dependendo da necessidade de cada paciente.

Leia também: LENTES DE CONTATO DENTAL: É POSSÍVEL REPARÁ-LAS OU REMOVÊ-LAS DEPOIS DE APLICADAS?

O alinhador Invisalign afeta minha dicção?

No início sim, existe um período de adaptação, mas este período é curto. Caso você não se sinta confortável durante alguma palestra ou reunião o mesmo pode ser retirado por este período.

E quando o tratamento com o Invisalign acabar?

Ao término de todas as etapas, o Invisalign ainda oferece um recurso para manter seu sorriso sempre bonito e alinhado. Trata-se das contenções, moldeiras transparentes e praticamente invisíveis que são feitas com a mesma tecnologia dos alinhadores e permitem conservar os resultados do seu tratamento.

Como é feita a avaliação?

Com o auxílio de um scanner especialmente desenvolvido para o sistema Invisalign, chamado iTero Element, o dentista vai obter uma imagem em 3D da sua estrutura dentária. Assim, este método dispensa aqueles moldes de gesso antigos e desconfortáveis utilizados na confecção dos aparelhos convencionais.
Depois da avaliação inicial do ortodontista, ele pode solicitar recursos como fotografias, radiografias e outros exames para confirmar o diagnóstico e elaborar o plano de tratamento.

Como os alinhadores do Invisalign são desenvolvidos?

O desenvolvimento das moldeiras do Invisalign é um processo que envolve uma tecnologia muito avançada na área da ortodontia, de forma a oferecer mais previsibilidade e controle em relação aos resultados do tratamento – além de uma maior velocidade. Após a avaliação o ortodontista utiliza o software ClinCheck, também desenvolvido exclusivamente para este sistema, para fazer o mapeamento das movimentações necessárias para que você tenha um sorriso perfeitamente alinhado. Esse software foi criado a partir de dados de mais de 5 milhões de pessoas, de modo a oferecer um ajuste muito fino e preciso das mudanças a serem efetuadas em seus dentes para corrigir a sua estrutura bucal. Além disso, o software permite prever como seu sorriso vai ficar depois do tratamento.

Por que escolher Invisalign?

Nenhum outro sistema de aparelho ortodôntico consegue aliar conforto, estética e conveniência como o Sistema Invisalign.
• A maioria das pessoas nem notará que você está em tratamento;
• Não interfere no seu estilo de vida;
• Extremamente confortável e estético;
• Sem fios ou metal que irritam sua boca;
• Tire os alinhadores para realizar a higiene bucal;
• Coma o que quiser sem comprometer seu tratamento.

Leia também: LENTES DE CONTATO DENTAL: ENTENDA COMO FUNCIONAM, COMO SÃO FEITAS E APLICADAS.

Qual o valor, custo e preço dos alinhadores Invisalign?

Os valores são de acordo com o seu diagnóstico, é importante sabermos quanto os dentes precisam ser alinhados e a quantidade de alinhadores necessária ao longo do tratamento, por isso é de extrema importância que antes de falarmos sobre valores, seja feita a avaliação inicial com o escaneamento para saber com exatidão o valor do seu tratamento, afinal de contas O SEU SORRISO É ÚNICO.

A História do Invisalign

O mais interessante é que o uso dos alinhadores para movimentação dentária começou a ser testada em 1943 com Kesling que na época vislumbrava a possibilidade futura de usar os aparelhos removíveis sequenciais para realizar tratamentos ortodônticos. Novas frentes foram estudadas com Nahoun em 1964 e Ponitz em 1971 que iniciaram o uso de aparelhos a vácuo para fabricarem os alinhadores transparentes. Depois McNamara e Sheridan aprofundaram a técnica utilizando os alinhadores para movimentos pequenos dos dentes.
A grande evolução começou em 1997 com a fundação da Align Technology, com uma proposta ambiciosa de mudar a experiência na realização dos tratamentos ortodônticos com o uso dos alinhadores transparentes Invisalign. Em 1998 conseguiram autorização do FDA para iniciar os tratamentos e em 1999 lançaram comercialmente a Invisalign.
No início a Invisalign era vista com uma opção para tratamentos ortodônticos bem simples, mas, ao longo dos anos, com muitas pesquisas, surgimento de novos materiais e uma melhora na tecnologia associada ao tratamento, a Invisalign começou a aumentar as possibilidades de tratamento ganhando espaço no mercado americano e mundial.
Hoje a estimativa é que pelo menos 20% dos tratamentos ortodônticos nos EUA sejam tratados com alinhadores transparentes, participação que vem crescendo muito ano após ano.

A história dos alinhadores da Invisalign

Invisalign no Brasil

O sistema Invisalign chegou ao Brasil em 2002 e foi considerado o produto mais revolucionário e eficaz do mercado.

Quem pode usar Invisalign

O tratamento com alinhadores Invisalign é uma solução tanto para crianças, quanto adolescentes e adultos que procuram discrição na hora de renovar o sorriso. O Invisalign é indicado nos casos de dentes apinhados, diastema, mordida aberta, mordida cruzada, sobremordida, entre outros casos.

O que é Invisalign Doctor?

O Invisalign Doctor é o nome que recebe os profissionais dentistas credenciados juntos à Invisalign.
E há dois requisitos básicos que os dentistas devem preencher para poder fazer parte do grupo e se credenciar ao sistema Invisalign, vamos a eles:
• Primeiramente, o profissional precisa estar devidamente cadastrado e ativo junto ao seu Conselho de Classe, que no caso é o CRO – Conselho Regional de Odontologia. Isso mostra que o dentista está apto para exercer suas atividades.
• Além do cadastro ativo no CRO, o dentista também precisa ser especialista em ortodontia, que é aquele profissional que faz tratamentos utilizando aparelhos dentários.
Atendendo esses requisitos básicos, o profissional pode se cadastrar e solicitar o seu credenciamento junto à Invisalign, e fazer parte do sistema Invisalign Doctor.

Leia também: Saiba tudo sobre a bichectomia: História, preço, tratamento, dicas e muito mais.

E como é feito o credenciamento do profissional?

Para se tornar um credenciado Invisalign Doctor, o profissional, necessariamente, passa por um curso realizado pela Invisalign.
Nesse curso, ministrado por uma equipe altamente qualificada, o dentista aprende todas as técnicas e métodos de como trabalhar com o aparelho.
O profissional recebe a certificação e o credenciamento como Invisalign Doctor mediante seu aproveitamento no curso.

Invisalign Doctor

Fotos de Invisalign

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Procedimento de Invisalign na Elevare

Invisalign da Elevare

Invisalign da Elevare

Aparelhos de Invisalign

Aparelhos de Invisalign

Aparelhos de Invisalign

Aparelhos de Invisalign

Aparelhos de Invisalign

Aparelhos de Invisalign

Aparelhos de Invisalign

Aparelhos de Invisalign

Aparelhos de Invisalign

Aparelhos de Invisalign

Videos de Invisalign

 

 

Fontes:

O que é e como funciona o Invisalign 

Aparelho dentário Invisalign – Aparelho invisível

Venha realizar uma consulta/avaliação conosco, contamos com duas excelentes profissionais a Dra. Luciana Malta e a Dra. Marina Monazzi, Mestre e Doutora em Reabilitação Oral na USP.

TELEFONES:

11 4323-2001
11 93339-9169
11 97192-3246

ENDEREÇO:

R. Iguatemi, 192
Cj 13 – 1º Andar – Itaim Bibi
São Paulo – SP

Copyright © 2020 - ELEVARE Odontologia Estética