23/2/2023
15/6/2023

Lentes de contato dental: saiba como esse tratamento ajuda a reconquistar a sua autoestima

Lentes de Contato Dental

Um sorriso bonito pode mudar a forma como o mundo nos vê, facilita relações e mantém a autoestima elevada, além de melhorar a autoconfiança. Mas o que fazer quando os dentes precisam de cuidados mais avançados, pois estão desgastados e sem vida? Será que é possível corrigir problemas dentários sem o uso do aparelho ortodôntico?Graças às lentes de contato dental, a resposta é sim. Atualmente, essa é uma das soluções mais procuradas por quem deseja ter dentes mais claros e bonitos, principalmente por pessoas famosas, como atores, atrizes, cantores, influenciadores e jogadores de futebol. O motivo disso é porque, além de ser um tratamento odontológico estético focado na melhora da aparência dos dentes, também é indolor, pouco invasivo e proporciona um aspecto bem natural. Então, é ideal para corrigir irregularidades no formato e cor dos dentes.Além disso, ajuda bastante a recuperar a autoconfiança, já que pessoas que apresentam problemas dentários acabam se tornando retraídas, acanhadas e tendem a desenvolver baixa autoestima. Nesse artigo, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse tratamento, como ele pode transformar a sua vida e contar porque é vantajoso investir nele.

Mãe e filha adulta sentadas no sofá na sala de estar sorrindo, muito feliz

Quais pessoas podem fazer esse tratamento?

As lentes de contato dental são tratamentos odontológicos estéticos que podem ser feitos por qualquer paciente que tenha indicação para o uso dessas próteses. Contudo, a única exigência é que a aplicação do material seja feita após se garantir que toda a saúde bucal do paciente esteja em dia. Isto é, sem problemas que podem afetar a saúde dos dentes naturais.Por este motivo, a aplicação das lentes de contato dental costumam ser precedidas por tratamentos odontológicos pontuais. Assim, é possível garantir uma boa saúde bucal do paciente e um melhor resultado do tratamento estético. Outro ponto importante é que a colocação das lentes não é liberada para pessoas que sofrem com bruxismo, já que o hábito de apertar e ranger os dentes danifica as próteses bem rápido.Apesar disso, as lentes de contato são indicadas para os seguintes casos:

  • Alongamento dos dentes.
  • Aumento da largura dos dentes.
  • Fechamento de espaço entre os dentes.
  • Alterações e correções na coloração dos dentes.
  • Dentes desgastados, lascados e fraturados.
  • Pequenas alterações no formato dos dentes.

Sendo assim, independentemente de serem indicadas para correções mais sutis no sorriso, as lentes oferecem um resultado bastante satisfatório

Dentista fazendo inspeção e reparo de dentes para verificar se a paciente é candidata a colocar lentes de contato.

Para quem lentes de contato dental não são indicadas?

Como as lentes de contato dental são super finas, existem algumas restrições para a aplicação da técnica. Por isso, o melhor é sempre consultar um especialista para ter certeza de que esse é o tratamento indicado para o seu caso.Confira as contraindicações mais comuns:

  • Doenças de gengiva como a gengivite e a periodontite
  • Crianças e adolescentes
  • Manchas muito acentuadas nos dentes
  • Desalinhamentos dentários
  • Tratamento de canal realizado incorretamente
  • Tendência a cáries
  • Dentes trincados ou quebrados

Além disso, caso o paciente tenha o hábito de roer unhas, morder objetos ou tenha bruxismo, o mais indicado é o uso de facetas de porcelana, que são mais grossas e diminuem o risco de desgaste e fraturas que podem atrapalhar a durabilidade do procedimento.

Leia também: Tudo sobre lentes de contato dental

Mulher sorridente desfrutando dos benefícios das lentes de contato dental

5 benefícios desse procedimento para o seu bem-estar

Como já mencionamos, o tratamento com as lentes de contato dental tem sido cada vez mais procurado para quem deseja sorrir sem medo.Por serem projetadas sob medida para se encaixar perfeitamente ao seus dentes, as lentes de contato dental proporcionam uma aparência nova ao sorriso, corrigindo desalinhamentos, falhas e manchas, além de trazer diversos benefícios ao paciente como:

1. Sorriso natural

Além de cobrir pequenos problemas na face de seu dente, criando um sorriso harmônico e bonito, a porcelana concede um resultado estético incrível, deixando os dentes com a mesma tonalidade e brilho de um sorriso natural.

2. Estrutura dental preservada

Um dos maiores benefícios deste tratamento é que, para fixar as peças de porcelana, o desgaste na estrutura dental, quando necessário, é mínimo.Respeitando o formato da boca e das mandíbulas, é possível evitar qualquer alteração na função mastigatória ou na fala, além de possibilitar a harmonia perfeita do sorriso.

3. Agilidade no procedimento

Por se tratar de um planejamento preciso, todo o procedimento é feito de forma rápida e sem incômodos. Dependendo do caso, é possível finalizar o tratamento em apenas duas sessões.

4. Autoestima elevada

Com um sorriso bonito, além de melhorar a aparência, aumentamos a confiança e a autoestima — o que impacta positivamente as relações sociais e até mesmo a vida profissional.

5. Tratamento indolor

Vale ressaltar que tanto o planejamento do tratamento como a fixação das lentes de contato dental não provocam nenhum tipo de dor para o paciente. Sendo um procedimento muito confortável, que não exige anestesia.

Faça a manutenção das lente de contato dental e tenha um resultado duradouro

Com certeza, um dos maiores benefícios das lentes de contato odontológicas é a durabilidade. Se forem bem cuidadas, elas podem durar uma vida toda. No entanto, para que isso aconteça, o paciente precisa ter bastante cuidado com as facetas. Ademais, é importante que o dentista faça o acompanhamento da adaptação do paciente às próteses, conferindo se elas estão fixas, além de avaliar como está a saúde bucal.Em relação à higienização diária, não é preciso adotar nenhum método novo para fazer a limpeza das lentes de contato dental. Mesmo assim, é recomendado que seja utilizada uma escova de dentes com cerdas macias para evitar abrasão no material. Também é interessante optar por uma pasta de dente com baixo teor de abrasividade, além de usar o fio dental diariamente. Já no caso de quem usa enxaguante bucal é importante evitar fórmulas que sejam ricas em corante para prevenir o aparecimento de manchas e prolongar a durabilidade das lentes.

Leia também: Tudo sobre invisalign

Invista em um novo sorriso e redescubra o poder da autoconfiança com a Elevare

Os tratamentos odontológicos estéticos estão cada vez mais acessíveis, modernos e efetivos. Por isso, conquistar aquele sorriso bonito e saudável já é uma realidade. E concordamos que um sorriso largo transmite beleza, saúde e confiança em todas as situações da vida. Então, se você se interessou em fazer esse procedimento, a nossa orientação é, antes de mais nada, procurar um especialista preparado para realizar essa técnica de estética bucal.Além disso, é importante ficar atento e optar por consultórios que unam a qualidade dos profissionais ao uso de tecnologia de ponta dos equipamentos. Desta forma, o procedimento será altamente resistente e durável e o resultado de excelência. Pensando nesses cuidados é que a Elevare une as melhores profissionais, com a melhor tecnologia disponível no mercado, além dos mais avançados procedimentos em Odontologia Estética.Afinal, queremos que as pessoas se olhem no espelho e se sintam mais bonitas e sem medo de sorrir.Agora que você já sabe os benefícios das lentes de contato dental e como esse tratamento ajuda a reconquistar a sua autoestima, conheça mais sobre nossos serviços em nosso site.

Acesse o perfil da Elevare no instagram e veja muito mais!
Clique aqui

Mais artigos