29/3/2023
15/6/2023

Como o Invisalign ajuda a corrigir a má oclusão dentária e melhorar seu bem-estar?

Invisalign

Descubra como o Invisalign ajuda a corrigir a má oclusão dentária para restaurar de vez o seu sorriso e recuperar sua autoestima e confiança.Um padrão de oclusão dentária ideal é quando os dentes superiores cobrem levemente os dentes de baixo, ou seja, quando o arco dentário superior é um pouco maior que o inferior.Sendo assim, um desequilíbrio nessa configuração pode revelar uma má oclusão dentária, quer dizer, um mau encaixe entre as arcadas.Esse problema pode afetar não só os dentes como maxilares, gengivas, ligamentos, articulações e até mesmo os ossos faciais. Podendo até mesmo interferir em funções fisiológicas importantes, como comer ou falar.Por isso, entender a importância de garantir uma boa oclusão dentária é essencial para a manutenção de uma boa saúde bucal e integral.Agora veja mais sobre este problema de saúde oral, qual a sua causa e os tratamentos.

Você sabe quais são os sinais de uma má oclusão dentária?

Jovem com dentes tortos antes de usar o Invisalign.

Como já mencionamos, a oclusão dentária é o contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca.Uma vez que, em condições normais, os dentes superiores precisam cobrir ligeiramente os inferiores, a arcada dentária superior deve ser um pouco maior que a inferior, de forma harmônica.Sendo assim, a má oclusão dentária é, então, qualquer alteração nesse mecanismo, que pode trazer danos para os dentes, gengivas, ossos, músculos, ligamentos e articulações.Vale destacar que, embora, na maioria dos casos, a má oclusão seja bem leve e não necessite de tratamento, existem alguns casos em que ela pode ser bastante acentuada, sendo preciso iniciar o tratamento com o uso de aparelhos.Alguns sintomas podem indicar a necessidade de avaliação da oclusão por um profissional. Os principais são:

  • Falta de encaixe entre os maxilares.
  • Dores na cabeça ou nos ouvidos, sem outro motivo.
  • Dificuldade ou desconforto para mastigar ou falar.
  • Má postura e problemas na coluna, sem causa aparente.
  • Problemas e dores na ATM (articulação temporomandibular).
  • Dentes desgastados, expostos ou sensíveis.
  • Mudança na harmonia estética da face.

Quais os tipos de oclusão dentária?

Os principais tipos de oclusão dentária são:

  • Classe 1: a arcada superior encaixa-se perfeitamente com a arcada inferior.
  • Classe 2: a arcada superior é muito maior do que a arcada inferior, dando a sensação de a pessoa não ter queixo.
  • Classe 3: a arcada superior é muito menor do que a arcada inferior, dando a sensação de a pessoa ter um queixo muito grande.

Como o Invisalign corrige a má oclusão?

É importante reforçar que, quando o assunto é má oclusão, cada caso precisa ser avaliado individualmente. Afinal, quando há uma discrepância óssea, isto é, quando o crescimento da mandíbula, maxila ou ambos não ocorre da forma correta, pode ser recomendada a cirurgia ortognática.Contudo, como já mencionamos, em muitos casos o problema pode ser corrigido com aparelho ortodôntico e o Invisalign é uma excelente opção.Com o iTero scanner, que simula o resultado do tratamento, é possível mostrar de forma precisa a diferença que o paciente vai alcançar, já que existem situações nas quais o problema de oclusão não é visível.Além disso, é importante destacar que, mesmo nos casos em que a má oclusão não incomoda esteticamente, ela precisa ser tratada para evitar desgaste e fraturas dentárias,dores de cabeça frequentes, problemas na articulação entre outros.

Leia também: Tudo sobre lentes de contato dental

Por que escolher o invisalign?

Mulher sorridente está segurando uma braçadeira invisalign.

Não sei se você sabe, mas a mastigação é a mais importante função do sistema estomatognático, conjunto de estruturas bucais que trabalham ligadas à mandíbula.Por isso, é papel da odontologia buscar a melhor funcionalidade possível desse aparelho para a conservação de uma boa saúde bucal e integral.Portanto, os alinhadores Invisalign são uma nova forma de tratamento que surgiu para revolucionar os tratamentos dentários.Por meio de dispositivos ortodônticos transparentes feitos sob medida e a exclusiva tecnologia SmartForce, os dentes são reposicionados para o lugar ideal, corrigindo problemas estéticos e de mordida.

Leia também: Tudo sobre invisalign

Conte com a Elevare para corrigir a má oclusão dentária

Mulher feliz sorrindo verificando seus dentes perfeitos e saudáveis ​​no espelho de perto, no consultório do dentista.

Por fim, é importante destacar que a má oclusão dentária, além dos efeitos estéticos, pode se tornar um problema ainda maior. Isso porque, problemas na dicção e dificuldade na alimentação podem afetar tanto a saúde bucal e física como a emocional.Por isso, a preferência por esse método vem aumentando e, cada vez mais pacientes escolhem corrigir seus sorrisos com a ortodontia invisível. Afinal, o Invisalign vem se mostrando o tratamento mais moderno, completo e eficiente para esses casos.Aqui na Elevare temos uma equipe capacitada que conta com uma infraestrutura planejada para oferecer o melhor atendimento.Se interessou pelo tratamento? Agende uma consulta e melhore seu bem-estar com a Elevare.

Acesse o perfil da Elevare no instagram e veja muito mais!
Clique aqui

Mais artigos