Manter uma aparência jovem e saudável é sem dúvida o sonho de grande parte das pessoas. Afinal, as mudanças na aparência que chegam com a idade podem incomodar bastante e afetar a nossa autoestima, não é mesmo?Aquele bigode chinês que não existia até pouco tempo atrás, as marcas e rugas de expressão, pés de galinha e a perda da elasticidade da pele.Se esse também é o seu caso, saiba que esses problemas já podem ser resolvidos para que você alcance a autoestima perdida, com procedimentos simples e indolores.Vamos te apresentar um novo método que vem ganhando cada vez mais espaço nos consultórios médicos: o uso de bioestimuladores de colágeno.Com substâncias capazes de retardar os sinais do tempo, os bioestimuladores de colágeno se apresentam como uma excelente alternativa para promover uma pele mais firme, lisa e saudável sem a necessidade de cortes e cicatrizes.Então, conheça os bioestimuladores e descubra o que eles podem fazer por você e sua autoestima. Confira!
Leia também: Tudo sobre lentes de contato dental
Um dos procedimentos de beleza favoritos do momento, os bioestimuladores de colágeno têm opoder de transformar o desejo de uma pele mais firme, sem rugas e flacidez em realidade.Mas, antes de nos aprofundarmos nos bioestimuladores, precisamos falar um pouco sobre a importância do colágeno e quais são os seus benefícios para a pele.O colágeno é uma das proteínas mais presentes no organismo humano, responsável por manter as células firmes e unidas. Resultando na firmeza e na elasticidade da pele, ajudando na prevenção do aparecimento de rugas e estrias e promovendo a saúde do cabelo e das unhas.Contudo, a partir dos 30 anos, a produção dessa proteína entra em declínio, o que faz parte dos processos naturais do corpo. Mas não é só isso, a exposição solar excessiva, exercícios físicos intensos, poluição e tabagismo também podem acelerar este processo.Por isso, a aplicação de bioestimuladores promove a formação de novas proteínas, proporcionando uma recuperação da firmeza perdida ao longo dos anos e uma melhora na qualidade da pele.Logo, os bioestimuladores são substâncias que estimulam essa produção natural e biológica de colágeno quando injetadas em determinadas camadas da pele.Auxiliando na melhora do aspecto do rosto, minimizando os sinais de envelhecimento, amenizando a flacidez e proporcionando uma pele mais uniforme. Além disso, as substâncias podem ser aplicadas em outras regiões do corpo, como barriga e coxas, para amenizar a flacidez.
Leia também: Tudo sobre invisalign
O tratamento com bioestimuladores de colágeno é feito com injeções do produto emcamadas da pele.O procedimento consiste em estimular os fibroblastos, células que são responsáveis pela produção do colágeno e da elastina, provocando uma pequena inflamação controlada, quase sempre indolor.Contudo, é possível usar uma pomada anestésica para minimizar ainda mais o desconforto. O processo leva em torno de 45 a 60 minutos para ser feito. E a inflamação dura aproximadamente 15 dias.O tratamento com bioestimuladores de colágeno é uma aplicação minimamente invasiva, em lugares específicos. E existem diferentes tipos, como: ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio. Para saber qual é o mais indicado no seu caso, é indispensável consultar um especialista.
Embora os objetivos sejam os mesmos, existem várias substâncias utilizadas para essa finalidade. Ou seja, estimular a produção de colágeno.Vale destacar que as substâncias usadas nesse procedimento estético não têm como objetivo fazer o preenchimento, mas sim a bioestimulação. Após a aplicação, a pele fica com um aspecto mais natural de rejuvenescimento. Essa ação acontecerá após a estimulação dos fibroblastos, células que produzem as fibras colágenas.Conheça os produtos mais usados como bioestimuladores de colágeno:
Já na primeira aplicação dos bioestimuladores de colágeno podemos observar efeitos sutis, que tendem a progredir conforme avançam as sessões. Quanto à duração dos efeitos, isso costuma variar, pois depende da substância e da quantidade aplicada.Além disso, eles estão sendo muito utilizados em processos de harmonização facial e auxiliam na recuperação sutil do volume facial, melhoram a flacidez e reduzem as rugas e marcas de expressão.Como já mencionamos, seus efeitos são graduais e duradouros, pois o organismo continua a produzir o colágeno até 6 meses após o tratamento, e podem ser percebidos em 4 a 6 semanas após a primeira sessão. Além disso, é recomendado que as sessões sejam repetidas a cada 30 ou 60 dias.
A aplicação dos bioestimuladores de colágeno é um procedimento bem simples e que pode ser feito em consultório.Contudo, como qualquer outro procedimento estético, o cuidado do profissional é fundamental para evitar equimoses e inchaços na pele.Na maioria dos casos, não é necessário repouso após a aplicação, basta evitar esforço físico por 1 ou 2 dias e se manter longe de piscinas e saunas para diminuir os riscos de contaminação.Seguindo os cuidados necessários, é possível realizar o tratamento sem reações adversas, mantendo a pele saudável e bonita por muito mais tempo.Entretanto, para conseguir alcançar o resultado esperado, é extremamente importante procurar um profissional especializado.
Afinal, apenas um profissional experiente saberá qual a melhor substância a ser aplicada, o número de sessões e a frequência que deve-se repetir o procedimento.Gostou de saber como esse procedimento pode transformar a sua autoestima? Aqui na Elevare você confere vários conteúdos sobre saúde, beleza e bem-estar, todos publicados por profissionais especializados.