Odontologia Clínica

Odontologia Clínica é a especialidade da Odontologia que cuida da saúde bucal do paciente de forma geral. As consultas ao dentista devem ser agendadas a cada 6 meses para uma avaliação de possíveis cáries, restaurações, infiltrações de lesões cariosas, saúde gengival e avaliação oclusal. Problemas como cáries e placa bacteriana podem ser evitados com a prevenção. Uma escovação adequada, o uso do fio dental e enxaguante bucal devem ser um hábito saudável a se adotar três vezes por dia, pois isso reduz a chance de doenças bucais.

A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie ou fratura volte à sua função normal. O dentista remove a parte do dente que está deteriorada, limpa a área atingida e preenche a cavidade com resina composta. Quando essas cavidades são muito grandes, é indicado fazer o escaneamento e/ou moldagem das mesmas para que possam ser confeccionadas restaurações indiretas de cerâmica no laboratório, que posteriormente serão cimentadas na boca. Em casos de perdas maiores ainda de estrutura dental, normalmente são indicadas as coroas totais, que é um tipo de prótese que cobre o dente por completo. O dente será preparado para servir de base para a futura coroa. Esse tratamento tem como função reabilitar o dente, devolvendo sua estética e função. Quando há necessidade de extração da raiz, são indicados os implantes dentários e as próteses sobre implantes.

BOA SAÚDE BUCAL
A Odontologia Clinica oferece os benefícios de uma boa saúde bucal, fundamental para a felicidade e autoestima, além de evitar doenças do organismo.

BONS HÁBITOS DE PREVENÇÃO E MANUTENÇÃO
O trabalho do odontologista clínico vai além de resolver problemas como cáries e placas bacterianas, tendo o papel de um educador na conscientização das boas práticas de prevenção e manutenção da saúde bucal.