11/8/2020
15/6/2023

Lentes de contato dental: entenda como funcionam, como são feitas e aplicadas.

Lentes de Contato Dental

As lentes de contato dental são finas lâminas de porcelana cimentadas ao dente do paciente. Elas oferecem uma solução eficaz nas correções de tamanho, forma, alinhamento e coloração. Entenda como você pode transformar seu sorriso em apenas 3 etapas:

1) Planejamento: Na primeira etapa, o paciente explicará o motivo da visita e quais as correções desejadas. Uma vez decidido pelas lentes de porcelana, serão realizados exames radiográficos, fotografias iniciais do rosto, do sorriso e dos dentes. Depois, através de moldagem, iremos reconstruir dente a dente todos que serão tratados. Cada lente é única e personalizada. Além do formato, tamanho e posição, também será definida qual cor é a mais adequada para um sorriso harmônico e absolutamente natural.

Leia também: Tudo sobre invisalign

2) Preparação: Já na segunda etapa serão feitos os preparos. Mesmo que mínimos, esses pequenos procedimentos serão fundamentais para que a aplicação da lente seja perfeita e milimétrica. Dentre os preparos, estão: desgastar levemente a parte da frente dos dentes e/ou uma gengivoplastia, assegurando uma perfeita adaptação na margem gengival, preservando a saúde dos tecidos gengivais.

Também é nessa fase que se confecciona o mock-up (modelo provisório). O mock-up permite uma prévia visualização de como ficarão os dentes, antes da confecção das lentes propriamente ditas. É a última etapa de ajustes.

Leia também: Tudo sobre lentes de contato dental

3) Cimentação: A última etapa ocorre em média uma semana após a última consulta. Já confeccionadas, as lentes agora serão cimentadas ao dente do paciente, processo que é feito numa única sessão. Para evitar desconfortos, em alguns casos, é indicado a aplicação de anestesia local. Em alguns casos raros, se forem necessários ajustes, o paciente voltará para mais uma consulta.

Em média, entre a consulta inicial e a cimentações das lentes, com aprovação total do paciente, dura 01 mês.

Leia também: Tudo sobre harmonização facial

A possível necessidade de uma troca, após 10 a 15 anos, normalmente acontece por motivos estéticos, caso a cor ou formato já não agrade mais. Mas sempre que bem cuidadas e com bons hábitos alimentares, as lentes darão ao paciente um sorriso saudável e natural por décadas.

PROF. DRA. PÂMELA MELLO

Cirurgiã Dentista CRO-SP 82892

Especialista em Radiologia
Mestrado em Reabilitação Oral USP
Doutorado em Reabilitação Oral USP
Diretora Técnica da ELEVARE

Veja o perfil da Prof. Dra. Pamela Mello
Instagram: @drapamelamello
Linkedin: /pamelamello
Site oficial da Dra. Pamela Mello

Acesse o perfil da Elevare no instagram e veja muito mais!
Clique aqui

Mais artigos