27/4/2023
15/6/2023

Conheça 7 casos em que o tratamento com Invisalign funciona

Invisalign

Apesar de ser uma recomendação do dentista, usar aparelho dental nem sempre é uma boa notícia, não é mesmo? Muitas vezes, algumas pessoas deixam de colocá-lo por causa da insegurança de sorrir e os outros verem que ela está passando pelo tratamento. Porém, graças a novas tecnologias que foram surgindo na Odontologia, agora é possível contar com alinhadores invisíveis e personalizados para a estrutura da boca de cada paciente. É aí que entra o Invisalign.Mas então, a princípio, você deve estar se perguntando: "Será que posso usar? Em que casos o Invisalign funciona?".Pensando em te ajudar com isso, trouxemos 7 situações odontológicas nas quais esse aparelho invisível pode ser usado. Vamos lá?

Em quais casos usar Invisalign funciona?

Pessoa segurando uma placa de Invisalign.

1. Sobremordida

Muito comum em crianças e adolescentes, a sobremordida é um problema no qual os dentes superiores dianteiros ficam sobrepostos aos dianteiros inferiores. No entanto, ele não se restringe apenas ao público infantojuvenil. Grande parte das pessoas apresenta, pelo menos, algum grau de sobremordida.Quanto mais grave ela for, mais urgente é o tratamento, uma vez que isso pode levar ao desgaste dos dentes e dores na mandíbula. Nos casos mais severos, ela é chamada de mordida profunda. Nesse sentido, o Invisalign é uma alternativa altamente recomendada para corrigir a sobremordida.

Leia também: Tudo sobre lentes de contato dental

2. Prognatismo

Já o prognatismo é o oposto da sobremordida, pois, nessa condição, são os dentes inferiores que ficam posicionados mais à frente dos superiores, quando a mordida é fechada. Algumas vezes, esse problema pode estar diretamente ligado a uma anomalia no desenvolvimento do maxilar inferior.Vale mencionar que o prognatismo pode ocasionar dificuldades na fala, na mordida e levar a um desgaste dos dentes mais rápido do que o normal. Sendo assim, o Invisalign funciona para reparar alguns casos. Em outros, é essencial aliar esse tratamento com uma cirurgia de correção.

3. Mordida cruzada

Mas, afinal, o que é mordida cruzada? Nesse caso tratável com o Invisalign, quando a boca é fechada, os dentes superiores do paciente se mantêm dentro da linha dos dentes inferiores. O correto seria eles estarem do lado de fora.Como consequência disso, pode haver um desgaste maior dos dentes e até mesmo uma eventual quebra. Também pode acarretar o surgimento de recuos ou entalhes gengivais. Nesse contexto, é possível que o paciente desenvolva problemas mais sérios, como a perda óssea.

4. Diastema

Sabe aquele espacinho um pouco maior entre dois ou mais dentes que algumas pessoas têm? Isso é o diastema. Como resultado dele e do possível acúmulo de alimentos gerado ali, há chances que uma doença periodontal apareça. Em outras palavras, um problema que afeta a estrutura de sustentação dos dentes. No entanto, com o uso do aparelho invisível Invisalign, o tratamento é realizado de maneira rápida, eficaz e personalizada para cada caso.

5. Mordida aberta

Outro caso em que Invisalign funciona é a mordida aberta. Basicamente, ela consiste nos dentes superiores e inferiores não se encontrarem dentro da boca, quando ela está fechada.Um dos principais problemas que ela pode trazer é a dificuldade na mastigação, especialmente de alguns alimentos. Porém, resolver isso não é difícil. O uso de aparelho proporciona mais bem-estar para pessoas que têm mordida aberta, ao corrigi-la.

6. Dentes apinhados

Imagine não ter espaço suficiente para o encaixe dos dentes na sua mandíbula. Existem inúmeros pacientes com dentes agrupados, sobrepostos e que empurram os outros para um lado ou para o outro. Parece bem desconfortável, certo? Esse problema recebe o nome de dentes apinhados.Mas o desconforto dessa situação não para por aí. Os dentes apinhados podem causar empecilhos para uma boa escovação e limpeza com fio dental. Sendo assim, essa condição é uma facilitadora para que outros danos mais sérios apareçam, como cáries, tártaro e placas bacterianas.Em contrapartida, com o Invisalign aliado a outros tratamentos, a pessoa com dentes apinhados consegue recuperar a saúde bucal e redescobrir a autoconfiança para sorrir.

Leia também: Tudo sobre invisalign

7. Alinhamento geral dos dentes

Quase todo mundo tem os dentes um pouco desalinhados. Por isso, é bem comum que, durante alguma fase da vida, as pessoas usem aparelhos ortodônticos. Mesmo não sendo um caso mais sério, esse uso é recomendado para que o paciente possa dar uma renovada no sorriso e aumentar a qualidade de vida quando falamos de saúde bucal.

Faça seu tratamento personalizado de Invisalign com a Elevare

Mulher sorrindo para a câmera, com um alinhador ortodôntico Invisalign nas mãos.

Nos últimos anos, o aparelho invisível da Invisalign já transformou mais de 14 milhões de sorrisos em todo o mundo. Tudo isso graças a alta tecnologia desse alinhador, projetado para proporcionar mais segurança, bem-estar e autoestima durante o tratamento. Sem contar o fato dele ser minimamente invasivo.Por isso, cada vez mais dentistas têm recomendado o Invisalign para reforçar a autoconfiança dos pacientes e ter um resultado mais eficiente. Na Elevare, não é diferente. Contamos com a Dra. Luciana Malta em nossa clínica. Ela está entre os 5 profissionais com mais pacientes com Invisalign no Brasil, sendo classificada como Top Doctor Emerald.

Quer tirar dúvidas sobre esse procedimento? Acesse nosso conteúdo exclusivo sobre o Invisalign e conheça como ele pode te ajudar a ter um sorriso mais radiante.

Acesse o perfil da Elevare no instagram e veja muito mais!
Clique aqui

Mais artigos