fbpx
Lentes de Contato Dental

Lentes de contato dental: entenda a diferença entre facetas de resina composta e facetas de porcelana.

By setembro 22nd, 2020No Comments
Lente de contato dental de resina e porcelana da Elevare

Muito tem se falado sobre os tratamentos de lentes de contato dental nos últimos anos, que oferecem aos pacientes um caminho curto e seguro para um sorriso equilibrado e natural. Entenda a seguir as principais diferenças entre as duas opções mais comum no mercado:

Qual a diferença entre faceta de resina e facetas de porcelana?

A faceta de resina é feita diretamente no dente do paciente. Os cirurgiões dentistas reparam e constroem o dente utilizando a resina, que fica pronto na hora. Ela é mais econômica e não precisa de molde. São mais adequadas para tratamentos e correções mais simples, como dentes trincados ou fechamento de diastemas.

Já as facetas de porcelana são restaurações indiretas. O dente será preparado, através de moldagem ou escaneamento, e na sequência enviado ao laboratório para sua fabricação. Essas facetas serão posteriormente cimentadas aos dentes. A porcelana é muito mais versátil e indicada para corrigir qualquer alteração de forma, cor ou alinhamento.

 

Leia também: Tudo sobre lentes de contato dental

 

Elas sofrem alterações de cor?

As facetas de resinas apresentam menor estabilidade de cor. Ou seja, ao longo do tempo, elas podem pigmentar de acordo com os hábitos alimentares do paciente, como consumo de vinho tinto, café e outros alimentos ricos em corantes. Depois do primeiro ano, é comum que haja uma perda de brilho.

Já as facetas de porcelana, feitas de um material de qualidade superior, apresentam maior estabilidade de cor. Uma vez escolhida a cor que melhor se encaixa no sorriso do paciente, essa cor permanecerá estável ao longo do tempo, independente dos hábitos alimentares.

Quanto tempo cada uma dura?

A faceta de resina, por ser mais maleável, está mais exposta aos desgastes do dia a dia, como o de mastigar e ranger os dentes. Sua duração costuma ser de, em média, 2 anos.

A possível necessidade de uma troca, após 10 a 15 anos, normalmente acontece por motivos estéticos, caso a cor ou formato já não agrade mais. Mas sempre que bem cuidadas e com bons hábitos alimentares, as lentes darão ao paciente um sorriso saudável e natural por décadas.

Prof. Dra. Pamela Mello - Clinica Elevare

PROF. DRA. PÂMELA MELLO

Cirurgiã Dentista CRO-SP 82892

Especialista em Radiologia
Mestrado em Reabilitação Oral USP
Doutorado em Reabilitação Oral USP
Diretora Técnica da ELEVARE

@drapamelamello

Veja o perfil da Prof. Dra. Pamela Mello

Quer saber mais sobre as lentes de contato?

Envie uma mensagem para nós e venha tirar todas as suas dúvidas aqui na ELEVARE.

    NOME

    E-MAIL

    MENSAGEM

    TELEFONES:

    11 4323-2001
    11 93339-9169
    11 97192-3246

    ENDEREÇO:

    R. Iguatemi, 192
    Cj 13 – 1º Andar – Itaim Bibi
    São Paulo – SP

    Copyright © 2020 - ELEVARE Odontologia Estética